sábado, 13 de dezembro de 2008

APEFP ATRIBUI TÍTULO DE SÓCIO HONORÁRIO Nº 1 AO PROF. DOUTOR COSTA PINTO

A APEFP- Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática, homenageou o Prof. Doutor Costa Pinto, professor da Faculdade de Filosofia de Braga- UCP, atribuindo-lhe o título de sócio honorário nº1 da APEFP.
Imagem: Doutor Costa Pinto; a Médica Helena Sarmento e o Presidente da Cruz Vermelha Dr. Alvim

Por decisão da Direcção Nacional o dia 13 de Dezembro passa a ser o Dia Nacional da APEFP e neste dia, todos os anos,pretende-se comemorar o seu aniversário reunindo num jantar os sócios e amigos da Associação e onde será atribuído o título de sócio honorário a uma personalidade Nacional, e tal como está no regulamento interno, será pessoa que tenha prestado serviços de mérito à sociedade, ou cujo percurso profissional seja reconhecidamente distinto em que a prática do bem e da ética seja a referência máxima da sua acção.
A Direcção decidiu assim atribuir ao Prof. Doutor Costa Pinto, essa honra pois o seu trabalho tem sido notável e é um exemplo de ajuda ao outro e de missão social.
Ele é Director do Centro de Acolhimento e Formação de Jovens em Caminhada em Braga. Nos últimos 14 anos, passaram pelo CAFJEC mais de dois mil e 500 jovens, a grande maioria rapazes com problemas relacionados com a toxicodependência, provenientes maioritariamente de Braga, Guimarães e Famalicão. Ali muitos deles encontraram apoio e alguém que soube orientar e aconselhar. Além da vertente social, o CAFJEC tem toda um trabalho de formação que é desenvolvido com os cerca de 60 grupos de Jovens em Caminhada: realiza cursos de animadores, de iniciação para jovens entre os 15 e os 17 anos, de aprofundamento para jovens a partir dos 18, retiros, acampamentos e festivais. É sem dúvida uma distinção merecida e que a cidade de Braga e o País deve reconhecer.
O Presidente da Direcção, Dr. Eugénio Oliveira ofereceu ao homenageado um pergaminho em estanho com gravação de logótipo da instituição e também com o seu nome.