sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

CAFÉ FILOSÓFICO- TEMA: A MULHER













A APEFP - Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática, esteve presente ontem à noite, dia 14 de Janeiro a promover o seu I Café Filosófico, como uma das áreas da Filosofia Prática, e que se realizou no Espaço Orion, em S. Victor-Braga.
Este Café Filosófico teve como Tema "A Mulher" e cujo Moderador foi Carlos Teixeira, Professor em Humanidades e Coordenador de Educação da APEFP, e como Palestrante do tema, Eugénio Oliveira, professor de Filosofia e Presidente da Direcção da APEFP.
Neste I Café Filosófico estiveram presentes e a participar no debate pessoas de vários quadrantes da sociedade civil, desde professores; alunos do ensino Secundário e Universitário, empresários e outros. A iniciativa visava promover este tipo de encontro particular, que tem a sua origem em França em 1992 através de Marc Sautet e cuja finalidade é ser uma forma de, em espaços culturais, as pessoas dialogaram sobre os vários temas da vida humana e de assim sair da rotina e do stress do trabalho. É também uma forma democrática e informal de abordar assuntos que nos interessam e dos quais, geralmente, temos opinião.
Durante a sessão do Café Filosófico foram lidas poesias com intervenção do público, tendo sido recitadas poesias sobre a Mulher de Eugénio de Andrade; Florbela Espanca e ainda para homenagear os 25 anos da sua morte, José Carlos Ary dos Santos.