terça-feira, 21 de maio de 2013

NOVO MÉTODO PARA A CONSULTORIA FILOSÓFICA APRESENTADO EM AÇÃO DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES DE FILOSOFIA

A Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática em colaboração com o Centro de Formação Agostinho da Silva estão a desenvolver mais uma ação de formação professores de filosofia na área da Filosofia Prática e que decorre na Escola Secundária D. Sancho I com o Presidente da APEFP, Eugénio Oliveira.
De assinalar mais uma vez a adesão de professores, na sua maioria do concelho de Braga e Famalicão que com o seu espírito filosófico e prático estão a desenvolver um excelente trabalho produzindo, na última sessão, um conjunto de planos de atividades e projetos em Filosofia Prática para aplicar ao plano anual de atividades das suas escolas. Projetos de implementação de: Clubes de Ética; Oficinas de Dilemas Éticos; Cafés Filosóficos; Conversas filosóficas cruzadas; Filosofia para Crianças; Gabinetes de Orientação Filosófica; Workshop de Filosofia com Humor; Filocinema. De assinalar que surgiram projetos não destinados apenas para a comunidade educativa mas também para a comunidade civil e a levar a efeito  noutros espaços culturais (bibliotecas, museus, cafés, livrarias) envolvendo parcerias com outras entidades. Assim nesta ação alguns professores delinearam  os seguintes projetos: Noites de poesia e música; Filocafé - ciclo de palestras; Conferências; caminhadas filosóficas.
A APEFP, sentindo a importância destes projetos na promoção do diálogo e do debate bem como da promoção da cidadania e dos valores democráticos tudo fará para encontrar apoios institucionais e parceiros para os concretizar.
De assinalar que Eugénio Oliveira, Formador desta ação, apresentou numa das sessões um método inovador para a Consultoria Filosófica, denominado SOFIA que será publicado em Livro que a APEFP editará ainda durante este ano.